A novela “O Rei do Gado” é uma das mais conhecidas e relembradas da teledramaturgia brasileira. Produzida e exibida pela Rede Globo em 1996, a trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
A história se passa em duas épocas distintas: a década de 1920 e a década de 1990. Na primeira, o fazendeiro Giácomo Berdinazzi (interpretado por Antonio Fagundes) é um dos maiores produtores de gado do país e controla a cidade de Ouro Verde. Já na segunda época, a novela acompanha a luta do pecuarista Bruno Mezenga (interpretado por Raul Cortez) para manter a sua fazenda e preservar o meio ambiente.
A trama aborda temas como a luta pela terra, a preservação do meio ambiente, o amor e o poder. A novela teve um elenco de peso, que contou com grandes nomes como Antonio Fagundes, Raul Cortez, Patrícia Pillar, Andrea Beltrão, Marcelo Antony, entre outros.
“O Rei do Gado” foi um grande sucesso de audiência e recebeu diversos prêmios, incluindo o Emmy Internacional de melhor novela em 1997. A trama também teve uma forte repercussão social, contribuindo para o debate sobre questões agrárias e ambientais no Brasil.
Atores já falecidos em O Rei do Gado
Aqui estão alguns atores da novela O Rei do Gado que infelizmente faleceram e nos deixaram:
Leila Lopes
A atriz Leila Lopes interpretava a personagem Suzane e tirou a própria vida com veneno de rato em 2009, por não querer “envelhecer e sofrer” como escreveu em sua carta de despedida.
Tarcísio Meira
Interpretou o italiano e fazendeiro Giuzeppe Berdinazzi na primeira fase da novela. O ator e ícone da dramaturgia brasileira Tarcísio Meira morreu em 2021, aos 85 anos, vítima de complicações da infecção por coronavírus. Tarcísio estava internado em São Paulo desde o início do mês e chegou a ser intubado, além de fazer hemodiálise.
Raul Cortez
Raul Cortez faleceu no dia 18 de julho de 2006, aos 73 anos de idade, após a luta contra um tumor no pâncreas.
Eva Vilma
Eva Wilma morreu no dia 15 de maio de 2021, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de um câncer de ovário e complicações de saúde. Ela interpretou Marieta Berdinazi, esposa de Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira), além de mãe de Bruno (Marcello Antony), Giácomo Guilherme (Manoel Boucinhas), Geremias (Caco Ciocler) e Giovanna (Letícia Spiller).
Antônio Pompêo
O ator viveu Dominguinhos na trama rural, um trabalhador sem terra que fazia parte do assentamento de Regino (Jackson Antunes). Ele faleceu em janeiro de 2016, aos 62 anos . Foi encontrado morto em seu apartamento na capital do Rio de Janeiro. A causa não foi divulgada.
Chica Xavier
A atriz morreu aos 88 anos, em 2020, no Rio de Janeiro, por complicações de um câncer no pulmão. Ela interpretou a Madre, cuidadora de Luana na novela.
Regina Dourado
A atriz faleceu em 2012 em decorrência de um câncer de Mama. Ela interpretou a índia Magu, mãe do garoto Uerê (Pedro Gabriel) e esposa de Zé do Araguaia (Stenio Garcia).
Milton Gonçalves
Milton morreu em maio de 2022, aos 88 anos, por conta de problemas de saúde que enfrentava desde que teve um AVC (acidente vascular cerebral), em fevereiro de 2020.
Cláudio Correa
O ator interpretou Toni Vendacchio o dono da venda na primeira fase da novela. Ele faleceu em decorrência de uma ponte de safena malsucedida em 2005. (Reprodução/TV Globo)
Liana Duval
A atriz morreu aos 83 anos, em 2011, em Carmo de Cachoeira, em Minas Gerais. Ela lutava contra um câncer havia oito anos. Liana participou de produções em emissoras como TV Tupi, Manchete, Cultura e Globo. (fonte)
Luiz Parreiras
O ator faleceu em 2020, aos 78 anos, vítima de um AVC. Ele interpretou o empresário Orestes, que era marido de Suzane (Leila Lopes).
Se lembra de mais algum? Deixe nos comentários abaixo!
Leia mais sobre TV e Famosos em nosso blog.